Sobre Nós

O grupo de pesquisa interdisciplinar Ação Covid-19 conjuga pesquisa científica e ativismo social para o combate à disseminação do novo coronavírus nas cidades brasileiras, no cenário de múltiplas desigualdades que caracteriza o País. O grupo é formado por 25 pesquisadores de diversas áreas do conhecimento associados a 13 instituições (entre elas USP, Unicamp, UFABC, ITA, Paris Nord, Universidade de Bristol, Universidade de Liverpool).

Equipe de Modelagem

Patrícia Magalhães

Pós-Doutoranda na Universidade de Bristol, com bolsa de pesquisa Marie Curie da União Européia. Também é vinculada à colaboração LHCb no CERN. Tem experiência na área de Física com ênfase em fenomenologia de Física de Partículas.

José Paulo Guedes Pinto

Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC e membro fundador do grupo Ação Covid-19. Formado e doutorado pela FEA-USP, foi pesquisador visitante da London School of Economics. Atua nas áreas de sistemas complexos, tecnologias sociais, economia política, economia de colaboração em massa, modelos dinâmicos e propriedade intelectual.

Diana Maritza Angel

Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo, desenvolveu sua pesquisa experimental na multinacional Tongaat Hulett na África do Sul. Áreas de interesse: Sistemas fotovoltaicos, eficiência energética, termodinâmica, física, estatística, análise de dados e mecânica dos fluidos.

Thales Davi Monea

Bacharel em Ciência e Tecnologia e Graduando em Engenharia Aeroespacial pela Universidade Federal do ABC. Estuda modelos de propagadores de Dinâmica de Atitude de Satélites Artificiais.

Equipe de Conjuntura

Maira Begalli

Doutora em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC. Estuda mudanças socioecológicas e ecologia de populações humanas no Antropoceno envolvendo: vulnerabilidade, resiliência e adaptação.

Gerusa Figueiredo

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marilia (FAMEMA), especialização em Saúde Pública e em Vigilância Epidemiológica pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Medicina pelo Departamento de Medicina Preventiva e Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo.

Beatriz Carniel

Doutora em Medicina Tropical pela Universidade de Medicina Tropical de Liverpool, Mestra em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos em parceria com a Embrapa. Desenvolveu estudos clínicos para investigar o impacto da vacina de gripe viva na imunidade contra o vírus e contra a bactéria causadora da pneumonia.

Guilherme Prado Almeida

Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC na linha de Economia e Desenvolvimento. Áreas de interesse: Economia ecológica, Limites Sociais e Ecológicos do Crescimento, Alternativas Sistêmicas. Constrói o projeto de Economia Solidária Livres Rede de Produção e Consumo Consciente.

Bárbara Manganote

Pós-graduanda em Direitos Humanos pelo IGC/Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra e em Direito Constitucional Aplicado pela UNICAMP (Extrecamp). Graduada em Direito pela FACAMP. Experiência em pesquisa acadêmica nas áreas de Direitos Humanos, Direito Internacional dos Direitos Humanos e Direito Penal.

Juliana Santos Oliveira

Graduanda em Ciências e Humanidades e Ciências Econômicas na Universidade Federal do ABC. Experiência em pesquisa acadêmica nas áreas de Ciência Política e Economia e nas sub áreas de Estado, Democracia, Estado de Bem Estar Social, Política Externa e Finanças Públicas.

João Pedro Loureiro Braga

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estuda as áreas de desenvolvimento e desigualdades socioeconômicas, bem-estar e economia chinesa.

Willian Habermann

Mestrando em Economia Política Mundial pela UFABC e formado em Relações Internacionais pela mesma instituição. Atualmente é coordenador de projetos para políticas sobre juventude, igualdade racial e segurança pública na Friedrich Ebert Stiftung Brasil (FES).

Alexis Saludjian

Economia UFRJ. Crescimento e Desenvolvimento Econômico, e Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Economia Política e História do Pensamento Econômico, Economia Internacional, Integração Econômica Regional e Teoria Econômica.

Equipe de Estatística

Bruna Gaudêncio

MIT MicroMasters in Data, Economics and Development Policy. Bacharelado em Relações Internacionais e Ciências e Humanidades pela UFABC. Consultora de Analytics e pesquisadora em Biossegurança.

Pamela Massiel Chiroque

Doutorado e mestrado em Ciências Estatísticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado em modelagem ecológica pela mesma instituição. Com experiência na área de modelagem via inferência Bayesiana e em desenvolver ferramentas estatísticas aplicadas em problemas reais.

Fábio Godoy Ferreira

Mestrando em Engenharia de Energia na UFABC. Experiência na área de análise de dados, machine learning e modelos de planejamento/precificação de energia elétrica.

Eric Ayrão de Castro

Graduando em Ciências Econômicas pela UFRJ e ex-graduando em Engenharia de Controle de Automação também pela UFRJ. Interesse e experiência na área de tratamento e análise de dados.

Equipe de Comunicação

Diego Soares Viana

Doutor em Humanidades pela Universidade de São Paulo, mestre em Filosofia pela Universidade Paris X - Nanterre, economista pela Universidade de São Paulo. Experiência em comunicação social e filosofia das ciências humanas.

Giovanna Dagel

Graduanda no Bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC. Apreço e desenvolvimento atual pela área de comunicação digital, especificamente em produção gráfica para redes sociais e design de interfaces.

Juliana Lazzari

Graduada em Marketing e Publicidade pelo Mackenzie. Atualização em Branding pela ESPM. Carreira em Marketing com passagem por multinacionais farmacêuticas, experiência com gestão de redes sociais.

Rudá Lourenço Cabral

Graduando no Bacharelado de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC, cursando matérias do curso de Engenharia de Gestão. Experiência na área de comunicação por mídias sociais e análise de dados de processos produtivos.

Rita Masini

Produtora Cultural e Gestora de Projetos, Cursou Administração da Cultura e Gestão Cultural na UFRGS. Elaborou, produziu e gerenciou projetos pelo PROAC ICMS - SP, Lei de Fomento - SP, Lei Rouanet, LIC RS.

Parceiros

Portal Covid-19
LASCOL UNIFESP

Apoio

Fundação Tide Setubal
UFABC

Prêmios

Prêmio ENAP CovidPrêmio BNDES Covid

Concurso Desafios Covid-19 - 4º lugar