Sobre Nós

O grupo de pesquisa interdisciplinar Ação Covid-19 conjuga pesquisa científica e ativismo social para o combate à disseminação do novo coronavírus nas cidades brasileiras, no cenário de múltiplas desigualdades que caracteriza o País. O grupo é formado por 25 pesquisadores de diversas áreas do conhecimento associados a 13 instituições (entre elas USP, Unicamp, UFABC, ITA, Paris Nord, Universidade de Bristol, Universidade de Liverpool).

Equipe de Modelagem

Patrícia Magalhães

Pesquisadora CAPES-PrInt do ITA. Pesquisadora visitante na Universidade de Bristol (Inglaterra). Também é vinculada à colaboração LHCb no CERN. Tem experiência na área de Física com ênfase em fenomenologia de Física de Partículas.

José Paulo Guedes Pinto

Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC e membro fundador do grupo Ação Covid-19. Formado e doutorado pela FEA-USP, foi pesquisador visitante da London School of Economics. Atua nas áreas de sistemas complexos, tecnologias sociais, economia política, economia de colaboração em massa, modelos dinâmicos e propriedade intelectual.

Diana Maritza Angel

Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo, desenvolveu sua pesquisa experimental na multinacional Tongaat Hulett na África do Sul. Áreas de interesse: Sistemas fotovoltaicos, eficiência energética, termodinâmica, física, estatística, análise de dados e mecânica dos fluidos.

Hélio Santana da Silva Júnior

Graduando do curso de Ciência da Computação pela Universidade de Brasília, possui experiência com técnicas de otimização, machine learning e análise de dados. Trabalha na Agência Nacional de Aviação Civil, na área de análise de dados e construção de sistema de otimização.

Thales Davi Monea

Bacharel em Ciência e Tecnologia e Graduando em Engenharia Aeroespacial pela Universidade Federal do ABC. Estuda modelos de propagadores de Dinâmica de Atitude de Satélites Artificiais.

Equipe de Conjuntura

Maira Begalli

Doutora em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC. Estuda mudanças socioecológicas e ecologia de populações humanas no Antropoceno envolvendo: vulnerabilidade, resiliência e adaptação.

Gerusa Figueiredo

Médica infectologista e epidemiologista, professora da Faculdade de Medicina da USP. Especialização em Saúde Pública e em Vigilância Epidemiológica pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Medicina pelo Departamento de Medicina Preventiva e Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo.

Beatriz Carniel

Doutora em Medicina Tropical pela Universidade de Medicina Tropical de Liverpool, Mestra em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos em parceria com a Embrapa. Desenvolveu estudos clínicos para investigar o impacto da vacina de gripe viva na imunidade contra o vírus e contra a bactéria causadora da pneumonia.

Karina Silveira

Bacharel e Cientista Social pela Universidade Federal de São Carlos, Bacharel em Direito pela PUC Campinas e Especialista em Direito Constitucional Aplicado pela UNICAMP. Membra da comissão da diversidade da OAB-Campinas. Pesquisadora da área da sociologia dos desastres e políticas públicas, principalmente na área de questões de diversidade e população LGBTQ+.

Jonatha Vasconcelos

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiências de pesquisa em áreas como ativismo, causas públicas, reivindicação de direitos sociais e políticas públicas.

Natassia Nascimento

Graduada em Ciências Econômicas pela UFRJ, Mestrado em Economia pela UFF. Atualmente é Doutoranda em Economia pelo Instituto Economia da UFRJ. Tem experiência na área de Economia do Setor Público, com ênfase em Economia dos Programas de Bem-estar Social, atuando principalmente nos seguintes temas: tributação da riqueza, desigualdade, estrutura tributária, imposto sobre a riqueza e distribuição de renda.

Maria Carolina Maziviero

Docente e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (DAU-UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano (PPU UFPR). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, FAUUSP, com estágio doutoral no Institute of Urban and Regional Development da Universidade da Califórnia, Berkeley. Integra o núcleo gestor da Plataforma PRContraCovid, projeto vencedor do Prêmio FNA 2020, promovido pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).

Beatriz Silva

Graduanda em Ciências e Humanidades e Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. Possui experiência em pesquisa acadêmica nas áreas de Ciência Política e Políticas Públicas, em especial nas subáreas de pobreza, gênero e direito à alimentação. Possui como projeto paralelo a página @branquitude.empauta onde aborda questões raciais.

Leonardo Mello

Doutor em Demografia e Professor da Universidade Federal do ABC. Seu trabalho se concentra nas áreas de Ambiente e Demografia, com ênfase na interface população-ambiente e o Antropoceno, tendo como principais interesses de pesquisa as questões relacionadas com o complexo população-ambiente-consumo e as dimensões humanas das mudanças ambientais globais,

Guilherme Prado Almeida

Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC na linha de Economia e Desenvolvimento. Áreas de interesse: Economia ecológica, Limites Sociais e Ecológicos do Crescimento, Alternativas Sistêmicas. Constrói o projeto de Economia Solidária Livres Rede de Produção e Consumo Consciente.

Bárbara Manganote

Pós-graduanda em Direitos Humanos pelo IGC/Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra e em Direito Constitucional Aplicado pela UNICAMP (Extrecamp). Graduada em Direito pela FACAMP. Experiência em pesquisa acadêmica nas áreas de Direitos Humanos, Direito Internacional dos Direitos Humanos e Direito Penal.

Juliana Santos Oliveira

Graduanda em Ciências e Humanidades e Ciências Econômicas na Universidade Federal do ABC. Experiência em pesquisa acadêmica nas áreas de Ciência Política e Economia e nas sub áreas de Estado, Democracia, Estado de Bem Estar Social, Política Externa e Finanças Públicas.

João Pedro Loureiro Braga

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estuda as áreas de desenvolvimento e desigualdades socioeconômicas, bem-estar e economia chinesa.

Willian Habermann

Mestrando em Economia Política Mundial pela UFABC e formado em Relações Internacionais pela mesma instituição. Atualmente é coordenador de projetos para políticas sobre juventude, igualdade racial e segurança pública na Friedrich Ebert Stiftung Brasil (FES).

Alexis Saludjian

Economia UFRJ. Crescimento e Desenvolvimento Econômico, e Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Economia Política e História do Pensamento Econômico, Economia Internacional, Integração Econômica Regional e Teoria Econômica.

Equipe de Estatística

Bruna Gaudêncio

MIT MicroMasters in Data, Economics and Development Policy. Bacharelado em Relações Internacionais e Ciências e Humanidades pela UFABC. Consultora de Analytics e pesquisadora em Biossegurança.

Pamela Massiel Chiroque

Doutorado e mestrado em Ciências Estatísticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado em modelagem ecológica pela mesma instituição. Com experiência na área de modelagem via inferência Bayesiana e em desenvolver ferramentas estatísticas aplicadas em problemas reais.

Felipe Figueiredo

Doutor em Biologia Computacional pela FIOCRUZ, tem interesse em Métodos Quantitativos em Saúde Pública e assistencial, desenvolvimento de vacinas, sistemas complexos e possui experiência com programação. Atua como consultor em Bioestatística e Epidemiologia.

Weberth Bertoldo

Cursando Bacharelado em Ciências e Tecnologias pela Universidade Federal do ABC. Tem experiência em análise de dados, linguagens de programação e experiência profissional em dois grandes bancos. Também já participou de empresas júnior e projetos voluntariados.

Fábio Godoy Ferreira

Mestrando em Engenharia de Energia na UFABC. Experiência na área de análise de dados, machine learning e modelos de planejamento/precificação de energia elétrica.

Eric Ayrão de Castro

Graduando em Ciências Econômicas pela UFRJ e ex-graduando em Engenharia de Controle de Automação também pela UFRJ. Interesse e experiência na área de tratamento e análise de dados.

Equipe de Comunicação

Diego Soares Viana

Doutor em Humanidades pela Universidade de São Paulo, mestre em Filosofia pela Universidade Paris X - Nanterre, economista pela Universidade de São Paulo. Experiência em comunicação social e filosofia das ciências humanas.

Giovanna Dagel

Graduanda no Bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC. Apreço e desenvolvimento atual pela área de comunicação digital, especificamente em produção gráfica para redes sociais e design de interfaces.

Juliana Lazzari

Graduada em Marketing e Publicidade pelo Mackenzie. Atualização em Branding pela ESPM. Carreira em Marketing com passagem por multinacionais farmacêuticas, experiência com gestão de redes sociais.

Marcella Rocco

Bacharel em Engenharia Química com domínio adicional em Empreendedorismo pela PUC-Rio, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela UFRJ e proprietária da MR Produções. Possui experiência em divulgação científica, marketing digital, relações públicas e gestão de redes sociais.

Rita Masini

Produtora Cultural e Gestora de Projetos, Cursou Administração da Cultura e Gestão Cultural na UFRGS. Elaborou, produziu e gerenciou projetos pelo PROAC ICMS - SP, Lei de Fomento - SP, Lei Rouanet, LIC RS.

Parceiros

Portal Covid-19
LASCOL UNIFESP

Apoio

Fundação Tide Setubal
Fundação Egydio Setubal
UFABC

Prêmios

Prêmio ENAP CovidPrêmio BNDES Covid

Concurso Desafios Covid-19 - 4º lugar