Home

/

Blog

/

Você está aqui

Se depois de me vacinar eu testar positivo para anticorpos IgG e IgM contra Covid, quer dizer que estou imune pela vacina ou infectada com o coronavírus?

Não é possível saber se a produção de anticorpos foi induzida pela vacina ou pela infecção com o coronavírus

Não é possível saber se a produção de anticorpos foi induzida pela vacina ou pela infecção com o coronavírus

Nesse caso, não é possível saber se a produção de anticorpos foi induzida pela vacina ou pela infecção com o coronavírus porque ambos os casos induzem a produção de IgG e IgM. 

Só é possível determinar isso com testes de anticorpos para respostas específicas geradas pela vacina (por exemplo uma boa resposta à proteína Spike do vírus) e, ao mesmo tempo, negativa para outras proteínas virais que não estão presentes na vacina.

No entanto, esse método de testagem não seria possível caso você tenha tomado a Coronavac, pois ela gera uma resposta ao vírus inteiro e não a partes específicas dele.

Além disso, esses 2 anticorpos podem ser detectados de 1 a 3 semanas depois de uma infecção com o coronavírus e o IGG, por exemplo, pode persistir alto por meses.

Portanto, para saber se você está realmente infectada com o coronavírus, o melhor teste é o de RT-PCR que vai detectar se existem partes do vírus nas suas vias respiratórias.