Home

/

Blog

/

Você está aqui

Qual a efetividade das vacinas Coronavac e Vaxzevria?

Mais importante do que a eficácia, é a efetividade

Mais importante do que a eficácia, é a efetividade

Já ouvimos falar muito da eficácia das vacinas contra Covid-19, demonstradas durante os estudos clínicos. Porém, mais importante do que a eficácia, é a efetividade. Este dado mostra quanto a vacina protege a população em seu estado real e não no estado controlado dos ensaios. Muitos estudos estão sendo feitos pelo mundo, mas é importante ressaltar que cada população tem suas particularidades, principalmente no sistema imune. Por isso, é necessário considerar estudos de efetividade que foram feitos com a população brasileira.

Recentemente, um estudo ainda não revisado por pares avaliou dados de 60,5 milhões de vacinados no Brasil e apontou a efetividade das vacinas Vaxzevria (Oxford/AstraZeneca) e Coronavac (Sinovac/Butantan).

Os resultados mostraram que a vacinação com duas doses da Vaxzevria tem efetividade de 70% contra infecção e 90% contra óbitos, enquanto a Coronavac demonstrou efetividade de 54% contra infecção e 74% contra óbitos. Neste estudo também foi observado que a efetividade diminui nas maiores faixas etárias, chegando a 47% e 32% contra infecção e 70% e 35% contra óbitos em maiores de 90 anos para a Vaxzevria e Coronavac, respectivamente.

Estudos anteriores demonstraram maiores efetividades. Por exemplo, um estudo da Fiocruz observou que a efetividade da Vaxzevria foi de 91% acima dos 80 anos. Já um estudo com a Coronavac que contou com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde mostrou efetividade de 68% acima dos 80 anos.

A variação nesses valores é devido principalmente às diferentes características das populações e faixas etárias avaliadas, assim como o surgimento de novas variantes do coronavírus. Continue seguindo as atualizações dos estudos de efetividade nas nossas redes!

(Fontes: Fiocruz, Vaccine Effectiveness in Brazil Against Covid-19, OPAS)