Home

/

Blog

/

Você está aqui

CPI da Covid-19: Entenda o que é e como ela atua

A CPI da Covid-19 corresponde à investigação da gestão da pandemia pelo governo federal

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O descontrole em torno do número de casos e mortes provocados pelo novo coronavírus, somado às suspeitas de negligência na gestão da pandemia, criou o clima político ideal para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Uma CPI é um tipo de investigação específica conduzida pelo Poder Legislativo com o objetivo de responder a algum anseio da sociedade civil. No caso da CPI da Covid-19, corresponde à investigação da gestão da pandemia pelo governo federal.

No dia 04 de maio, tiveram início os depoimentos que envolvem agentes do governo, como ex-ministros e o atual ministro da Saúde, representantes de empresas fabricantes das vacinas e integrantes da sociedade civil, como cientistas.

Nessas duas semanas iniciais, a CPI tem impactado a pandemia em dois aspectos.

Primeiro, a constatação formal, através da requisição de documentos e depoimentos, dos erros do governo federal na gestão da pandemia. Segundo, a consolidação da narrativa em torno do negacionismo e do obscurantismo, pelos quais foram propagados, ao longo da pandemia, tratamentos precoces ineficazes, o não uso de máscara e a crítica ao distanciamento social.

A CPI segue durante as próximas semanas, com o prazo inicial de 90 dias de funcionamento. Tudo indica para um intenso conflito e disputas de interesse em torno da narrativa oficial sobre a pandemia no Brasil.