Home

/

Blog

/

Você está aqui

As campanhas de desinformação e fake news têm sido um dos maiores obstáculos para a adesão da população à vacinação

Dificultando o esclarecimento acerca dos diversos impactos do novo coronavírus na sociedade.

Dificultando o esclarecimento acerca dos diversos impactos do novo coronavírus na sociedade.

Dessa vez, mensagens divulgadas em redes sociais, blogs e Whatsapp espalham a informação falsa de que a eficácia da Coronavac entre pessoas de 70 a 80 anos varia entre 3% e 50%. Mais uma mentira. A eficácia da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac, após a segunda dose neste grupo, varia entre 28% e 61,8%.

As fake news e as campanhas de desinformação têm sido um fenômeno que dificulta o combate à pandemia não somente no Brasil, como também em outras partes do mundo. No Brasil, entretanto, a difusão de informações falsas estão relacionadas a um conjunto de interesses políticos que buscam negar a pandemia, a eficácia das medidas de isolamento social e a vacinação.

Por isso, mais do que nunca, é importante se informar através de fontes confiáveis. Essa desinformação apresentada, por exemplo, foi revelada no jornal Estadão. Ao receber uma mensagem que esteja incompatível com as recomendações da comunidade científica se faz ainda mais necessário confirmar a veracidade da informação. Manter-se informado também é uma medida de proteção contra a pandemia.

Texto distorce dados de pesquisas para questionar eficácia da Coronavac https://outline.com/DPhkXf

#vacina #vacinacao #campanha #imunizacao #informacao #dados #estudos #pesquisa #dadosreais #verifique #verdade #ciencia #protecao #eficacia #medidas #isolamento #esclarecimentos